Skip to content
27/10/2010 / Thiago Ghougassian

você sabe se comunicar na web?

Por Thiago Ghougassian

Muito se fala sobre as inovações e facilidades que a internet trouxe para as pessoas. Você pode programar pagamentos e transferências, ler notícias sobre o mercado, cotar fornecedores e levantar orçamentos, sem dizer na compra de passagens aéreas, cursos e congressos. Porém, a grande inovação está na forma de se comunicar. Você pode fazer uma conferência profissional, ligar para um telefone em qualquer lugar do mundo, conhecer pessoas de todos os tipos, manter contato com amigos e parentes, enviar documentos e planilhas para o colega que está ao seu lado e propagar suas ideias.

A verdade é que você tem total liberdade de falar o que pensa sobre qualquer assunto e a qualquer momento. Dificilmente você vai se sentir reprimido, afinal de contas, o “mundo internet” é muito grande e pessoas com ideias parecidas com as suas vão surgir. As tão aclamadas mídias sociais viabilizaram essa comunicação. Antes você reunia seus contato em um só canal, depois você teve liberdade de dividi-los em grupos, participar de fóruns, divulgar seu site e serviço, favoritar os sites relevantes para sua empresa, colocar fotos e vídeos na mesma hora que algo acontecia, descrever ideologias de sua empresa, montar uma rede profissional, prospectar boas oportunidades de negócios e por aí vai.

A linguagem para cada espaço

Os canais são muitos, porém a grande dificuldade fica por conta da comunicação. Num universo repleto de países, é preciso dominar o idioma de cada lugar para ser entendido. Entendem o que queremos dizer? Você não pode falar português na Suécia, nem chinês na Rússia. Você não pode utilizar a mesma linguagem do Twitter, por exemplo, para se comunicar no LinkedIn. O fato é que cada rede tem sua particularidade e isso deve ser aprendido. O sucesso de uma mensagem está ligado a relevância do tema, claro, mas também a forma como ela foi transmitida. A “população” deste “país” pode não entender ou interpretar sua mensagem de uma outra forma se o “idioma” que foi utilizado por você tenha sido “alienígena”.

Fora isso, não basta dominarmos um único tipo de rede / linguagem. As plataformas digitais, assim como diversas coisas na vida, têm seu ciclo. Nasce, vive e morre (ou fica obsoleto, como é o caso do pager, mas isso é assunto para um outro post). Além de acompanhar as informações sobre tendências da internet para, dessa forma, obter mais visibilidade, é necessário compreender que existem centenas de redes disponíveis para objetivos diferentes (confira o infográfico abaixo). Só saberemos tirar proveito dessas redes se dominarmos a linguagem delas. Linguagem técnica e linguagem comunicativa. A palavra-chave é informação.

 

Texto publicado originalmente na Agência Mint

19/10/2010 / Thiago Ghougassian

Shakira, sua loca loca loca!

Shakira fez a loca (loca loca) nas filmagens de um clipe em Barcelona. A cantora cometeu algumas infrações quando estava numa Harley-Davidson, dentro de uma fonta, sem capacete e ainda por cima dançando! Ousada que só, ela disse que, caso tenha sido multada, ela de fato mereceu e que vai pagar. Mas é muita fofura para uma loba só!

E quanto a turnê no Brasil? É, então, vamos ter que esperar um pouco. Ainda não temos nenhuma confirmação da cantora em território verde e amarelo, mas ela disse que em março virá para a América Latina com a turnê Sale e Sol. Será que agora rola?

 

05/07/2010 / Thiago Ghougassian

LiLo tá namorando uma soldado?

Depois de apanhar na “boatchi”, Linday Lohan volta a incendiar os noticiários venenosos. Dizem as más línguas que a atriz estaria tendo um affair com uma soldado israelense.

Éééé, pois é… Elas se conheceram em Los Angeles quando LiLo estava puta com sua vida miserável de processos na justiça. Dai, sabe como é, né… Conversas aqui, chororós ali e tudo foi evoluindo.
Claro que é tudo fofoca. A gente nem sabe se a Linday ainda tá viva (mentira!). Mas fontes dizem que o pseudo-namoro não tá as mil maravilhas (ok que nem sabemos se elas tão funfando e já querem acabar com o relacionamento). O motivo? A eterna Garota Malvada é muito ciumenta.

Vamos ver se agora ela entra na linha.

05/07/2010 / Thiago Ghougassian

Rob Patt prefere namorar com as fãs

Se você é menina, fã de Crepúsculo e adoradora de Robert Pattinson, prepare sua calcinha! O vampirão da saga de Stephenie Meyer disse que gosta da idéia de sair com as fãs e que elas são o melhor tipo de namorada. Como se não bastasse, ele disse que já pediu para sair com uma tiete:

“Ela era mais uma perseguidora do que uma fã. Eu estava na Espanha e cansei de vê-la ficar me olhando pela janela então a chamei para fazer alguma coisa”

Olha que diliça... Robert lambendo Anna Kendrick, a Jess da saga

Ah é Patt? Então tá, chama essa fã para sair:

03/07/2010 / Thiago Ghougassian

cristiano ronaldo disse que é pai. mas hein?

Cristiano delicinha Ronaldo disse agora pouco pelo Twitter que já é pai. Ele não falou coisas “supérfulas” como quando isso aconteceu, nome da mãe ou nome do filho, alegando que tudo isso faz parte de sua vida pessoal.

“É com grande alegria e emoção que eu informo que recentemente me tornei pai de um menino. De acordo com a mãe do bebê, que prefere ter sua identidade preservada, meu filho estará sob minha tutela. Nenhuma informação adicional será prestada sobre o assunto e peço a todos que respeitem o total direito à privacidade que eu e a criança temos, pelo menos, sobre questões tão pessoais como essa”

Engraçado… Eu não lembro por que, mesmo depois de ler isso, eu continuo achando que o atacante é “colega”…

Ah é, agora eu lembrei.
Concordo com a amiga Paris Hilton

03/07/2010 / Thiago Ghougassian

sra. saúde

Acreditem ou não, essa ai é a Amy Winehouse. Sabem que é, né? Aquela lá que tava toda cheia de hematomas, que se drogava, bebia e dava vexame. Agora, ela tá assim, toda trabalhada no formol. Nossa inesquecível Amy foi fotografada indo á um show com a família e com o novo namorado, Reg Traviss. Acho digno

03/07/2010 / Thiago Ghougassian

cláudia sangalo gaga leitte?

Tá que muita gente achava que a Cláudia Leitte copiava a Ivete Sangalo. Mas agora deu para ela imitar a Lady GaGa?
A cantora foi com essa máscara ai para a estreia de sua nova turnê, Rhytmos.

Aham Cláudia, senta lá.
Personalidade é trunfo nesse meio artístico, viu?